Categorias:

A Importância da Identidade Visual para uma Empresa

A importância da Identidade Visual para um empresa, é medida de acordo com o objetivo da mesma. Como a empresa se comunica visualmente diz muito a respeito dela, se mostrar para o mercado e o mundo através da identidade visual é importante e primordial.

A competição acirrada entre empresas, e o modo como o mundo digital influência ao impactar os clientes e público, faz com que a maneira como se posiciona seja a diferença entre fazer sucesso ou não no nicho escolhido.

A forma mais efetiva de se destacar e diferenciar dos concorrentes é através de uma identidade visual marcante, é isso que mostra quão única e especial ela é em meio a tantas outras no mercado.

A primeira impressão que o público terá a respeito de uma empresa virá à partir da mensagem visual transmitida através da marca (logotipo) e toda a comunicação visual corporativa do seu negócio. Estamos falando da personalidade e dos valores que uma empresa deseja passar para seu público. Por isso devemos considerar a importância da identidade visual, pois é ela que determina que tipo de relacionamento seu negócio que ter com seus clientes.

O Que é a Identidade Visual?

A identidade visual se trata dos elementos e símbolos visuais, gerados à partir dos valores e aspirações da empresa, transmitida visualmente através de ícones.
Transmitem ideias, nomes, produtos e ideais através de logotipo, tipografia, cores e materiais. Sendo assim, é possível ser uma empresa reconhecida apenas por um símbolo, uma cor, uma letra, etc.

A Importância da Identidade Visual

Alguns exemplos de identidades visuais famosos e fáceis de serem reconhecidos, são:

  • Mcdonalds: O M e as cores usadas são reconhecidas em todo o mundo
  • Coca-Cola: A cor vermelha e a tipografia são extremamente famosas.
  • Carrefour: O desenho é facilmente associado a marca.
  • Nike: O símbolo remete na hora o nome da marca.
  • Google: As cores são a chave do reconhecimento da empresa.
  • Extra: O símbolo e a tipografia chamam atenção para a marca.
  • C&A: São as letras dos irmãos Clemens e August e a identidade é famosíssima.
  • Adidas: Os traços em volta do nome são o diferencial.
  • Itaú: As cores chamam a atenção e o nome se tornou mundialmente famoso.
  • Apple: A maça é reconhecida em qualquer lugar do planeta.
  • Disney: A tipografia fina nos leva ao mundo dos sonhos da marca.
  • Pepsi: As cores e o símbolo são facilmente lembrados.
  • Starbucks: O símbolo é famoso em todo o mundo, e é reconhecido apenas pela imagem.

A Importância da identidade visual:

A melhor forma de se comunicar com o público é mostrando para que a empresa veio, conversar olhando no olho é possível através da junção de símbolos, caracteres e cores certas.
A marca precisa ser vista, lembrada e transmitir experiência positiva ao cliente, que deve sentir quem a empresa é com uma linguagem visual atrativa.

De fato, a identidade visual é fundamental para uma empresa. Ela representa o reconhecimento da marca, o posicionamento e share of mind (medida de retenção de determinada marca de empresa, produto etc. na memória dos consumidores ou do público em geral).

Quando se pensa em começar um negócio, abrir uma empresa, a criação da identidade visual deve ser um dos primeiros pontos a serem definidos. E caso você já tenha uma identidade visual, conte com nossos profissionais para avaliação sem compromisso. Fale com um profissional em criação de identidade visual.

Assine a Lista VIP

E receba conteúdos exclusivos!

Veja também

Como divulgar sua empresa

Como divulgar sua empresa de maneira eficiente? Existem diversos canais online para estabelecer sua estratégia de…

OUTLOOK 2010 – Configurar Webmail utilizando POP3

Configure seu Webmail no Outlook 2010 Com uma conta POP3, seu e-mail é salvo no Webmail…

Veja como configurar Webmail no Android

Configure sua conta do Webmail no seu Android Passo 1) Acesse o ícone de configuração do…

Mais artigos...

Ir para o blog