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Inbound Marketing: Como Funciona

Os 4 passos do “novo marketing” que irá atrair leads mais qualificados para o seu negócio.

O inbound marketing ou novo marketing, como também é conhecido, é aquele processo responsável por atrair clientes para a empresa. Mas não basta apenas saber o que é. Também é necessário entender como funciona. Inventado pela plataforma de marketing HubSpot, esse processo possui quatro etapas. São elas: Atrair, converter, fechar e encantar.

Veja como funciona os 4 passos do inbound marketing:

1. Atrair

É na primeira fase que há uma maior dedicação na atração da atenção dos usuários para que eles visitem o site da empresa. Mas, antes mesmo dessa atividade, é preciso definir o perfil desses clientes. Para isso, é necessário encontrar o que eles valorizam e o que não gostam. Além disso, é importante saber seus objetivos, desafios, dificuldades que encontram no dia-a-dia, objeções profissionais, características pessoais, culturais e regionais.

Com o cliente bem definido, começa o processo de produção de conteúdo. Com o objetivo de levar informações, prestar serviços ou até entreter, ele funciona de três jeitos: O blog, SEO e redes sociais:

Blog:

Nele se concentram todos os artigos, textos, ebooks e conteúdos educativos que tragam conhecimento e resposta aos desafios do cotidiano.

SEO:

Tudo aquilo que estiver no blog precisa atender às práticas exigidas pelo Google. Essas boas práticas de SEO fará com que seu site/blog ganhe relevância e comece a aparecer nos resultados orgânicos das pesquisas no Google.

Redes sociais:

A partir de plataformas como Facebook, LinkedIn e Twitter pode-se impulsionar e espalhar tudo aquilo que foi produzido e postado no blog. Essas são grandes plataformas para impactar seu público-alvo.

2. Converter

Com todos os processos feitos na etapa acima, os clientes irão aumentar gradativamente. Agora, o passo é convertê-los em leads, ou seja, contatos de oportunidades de negócio. Geralmente, um lead qualificado tem, ao menos, nome, e-mail e telefone do comprador. Veja abaixo algumas estratégias para converter visitantes em leads:

Formulário de contato:

Um documento de contato objetivo com a menor quantidade de campos possível e cor de fundo contrastante.

Call to action:

São nada mais do que botões e links que incentivam os usuários a realizarem alguma ação. Seus CTAs deverão ter um objetivo bem claro para os visitantes do seu site/blog.

Landing page:

É nela que são colocadas as ofertas ou se trabalha com um texto comercial mais agressivo. Elas terão sempre um objetivo único, que é a conversão. Por isso nela deverá conter uma única oferta ou objetivo de ação.

Veja: Como atrair mais clientes com Inbound Marketing

3. Fechar

O fechamento das vendas é justamente o objetivo da terceira etapa, quando os leads se transformam em clientes.

4. Encantar

Aqui é onde o consumidor adquire uma boa experiência com seu produto ou serviço. Com isso, ele pode até indicar a empresa para outras pessoas.

Se você está pensando em começar essa estratégia para seu negócio, entre em contato agora mesmo com nossos especialistas. Que iram te auxiliar e assessorar em todo o processo!

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