Categorias:

O que é SEO? Saiba como e por onde começar sua estratégia

SEO é a arte de otimizar páginas web para entregar uma experiência única e relevante para seus usuários.

Por incrível que pareça, muitas pessoas ainda se preguntam o que é SEO?

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, que em português significa Otimização para Mecanismos de Busca, se trata de técnicas voltadas para gerar mais relevância para um site afim de que o mesmo apareça nos principais resultados de pesquisas realizadas no Google por exemplo.

Ter presença online não é garantia de que as pessoas conheçam uma empresa ou marca, por isso é necessário tomar decisões estratégicas e utilizar o marketing digital a favor do negócio. O SEO é uma das maneiras mais recompensadora de ser encontrado e reconhecido pelo público alvo no momento em que buscam pelo seu produto ou serviço.

O SEO é necessário para que o seu site esteja dentro dos principais parâmetros que o Google exige para classificar um site como relevante e classificá-lo como apto para aparecer nos resultados das buscas orgânicas, ou seja, nos resultados que não são pagos.

O que é SEO?

Nessa imagem é possível entender melhor do que se trata o SEO. Aparecer nesses resultados de busca logo após os links patrocinados é muito importante quando estamos falando de gerar mais tráfego no seu site através de pesquisas por palavras-chave relacionadas ao seu produto ou serviço.

Veja algumas dicas importantes de como iniciar seu projeto de SEO.

Saiba por onde começar sua estratégia de SEO e ter uma visão mais ampliada quando o assunto é tráfego orgânico. Veja o que é SEO e como você deve iniciar suas otimizações:

Encontre seu público-alvo:

Definir seu público-alvo é determinante em qualquer estratégia de marketing, seja ele digital ou convencional.

Além de definir seu público, você precisa entender como ele se comporta, sua idade, o que gosta de ler, quais são suas pesquisas na internet, quais cargos ele ocupa, entre outras coisas, chamamos isso de ‘Persona’, que é nada mais nada menos que o perfil ideal do seu cliente.
Esse tipo informação facilitará muito a organização do seu projeto de SEO e que tipo de conteúdo você aplicará sua otimização.

Tenha um site responsivo:

Seu website precisa e deve ser compatível com dispositivos móveis, ele deve ser ‘responsivo’ e proporcionar uma boa navegação ao usuário em qualquer tamanho de tela. Sendo assim seu site estará pronto para gerar boas experiências para seus usuários, o que aumentará significativamente a consideração de compra do seu produto ou serviço.

Os acessos à internet através de dispositivos móveis já ultrapassou a de computadores convencionais, podemos dizer que se a sua empresa não tem um site responsivo, você está perdendo negócios e dificilmente alcançará boas posições no Google, devido o buscador priorizar sites com esse tipo de tecnologia.

Crie um blog:

Hoje é fundamental que sua empresa se relacione com seu público através de informações que sejam relevantes para elas. É importante considerar que seus clientes e potenciais clientes NÃO são apenas números, por isso, parta do princípio de quanto mais conteúdo relevante você entrega para esse público, mais engajamento é gerado.

Quanto mais pessoas interagindo e consumindo seus conteúdos, mais o Google entenderá que seu site/blog é relevante para as pessoas, assim ele passará a ter mais relevância, o que o ajudará a conquistar melhores posições nos resultados de pesquisas no Buscador.

Escolha bem as palavras-chave:

A escolha de palavras-chave deve ser criteriosa, estude bem seu público e entenda seus gostos e defina como eles costumam pesquisar no Google. À partir desse estudo, defina as palavras-chave relevantes para os seus produtos e serviços pelos quais você quer ser encontrado.

Qualidade do texto:

Seu conteúdo, além de ser bem escrito, precisa fazer sentido para o leitor, ele deve atender a expectativa do usuário respondendo sua dúvida ou sanando sua necessidade naquele momento de pesquisa.

Quanto maior a qualidade da sua copy, maior a chance do usuário consumir seus conteúdos e o mais importante de tudo é que este voltará a ler novos artigos, engajando-se com sua marca e tornando-se um lead qualificado.

Essas são algumas dicas pra você que vai iniciar seu projeto de SEO. Entenda melhor como aparecer na primeira página do Google usando as técnicas de Otimização de site SEO e comece a entender de forma mas profunda o que é SEO.

Solicite uma análise Grátis de SEO

Veja também

Como divulgar sua empresa

Como divulgar sua empresa de maneira eficiente? Existem diversos canais online para estabelecer sua estratégia de…

OUTLOOK 2010 – Configurar Webmail utilizando POP3

Configure seu Webmail no Outlook 2010 Com uma conta POP3, seu e-mail é salvo no Webmail…

Veja como configurar Webmail no Android

Configure sua conta do Webmail no seu Android Passo 1) Acesse o ícone de configuração do…

Mais artigos...

Ir para o blog