Categorias:

O que é Inbound Marketing?

Sabe aquela sensação de estar sendo seguido? Tem vezes que ela é uma coisa ruim, mas há ocasiões em que essa situação é boa. Agora, imagina isso no sentido positivo e que tenha se tornado realidade. Você está sendo seguido por várias outras pessoas, as quais estão com grande interesse naquilo que tem a oferecer.

No ambiente publicitário acontece algo bem parecido. Nele, esse movimento é conhecido como inbound marketing. Vamos agora tentar montar um cenário para esclarecer em que ele consiste: Você é dono de uma empresa, a qual está em busca de lucro. Então, é realizada uma série de ações que visam atrair clientes para o espaço de influência da mesma.

Entenda mais sobre: Inbound Marketing: Como funciona e conheça a metodologia

Ações que envolvem o Inbound Marketing

Essas ações têm como finalidade produzir e divulgar conteúdo relevante. Publicação de posts em um blog, divulgação de infográficos, ebooks e Whitepapers, webinars e podcasts, relações públicas, questionários, guest posting, social bookmarking, fóruns online, vídeos online, marketing em comentários, e-mail marketing, SEO, conteúdo em mídias sociais e estratégias em blogs. Essas são algumas das iniciativas que envolvem o inbound marketing.

Objetivo do Inbound Marketing

Em outras palavras, esse tipo de marketing é aquele que tem foco no conteúdo, que tem como objetivo oferecer informações relevantes, de publicar algo que agregue valor, seja tangível ou não ao cliente em potencial. Mesmo assim, o inbound marketing pode ser confundido com o outbound marketing.

Para diferenciá-las é simples. Enquanto o inbound, que também é conhecido como “novo marketing”, visa ganhar o interesse das pessoas ao invés de compra-las, o outbound marketing, conhecido como o “velho marketing”, tem a finalidade de empurrar os produtos e serviços ao cliente.

Descubra: As diferenças entre o Inbound Marketing e o Outbound Marketing.

Compensa fazer Inbound Marketing?

Além dessas diferenças, o novo marketing tem um valor 62% inferior ao do velho marketing. Por ele, o retorno sobre investimento médio (ROI) produzido através de estatísticas é de 275%. Em suma, no inbound marketing é o cliente que procura pela empresa, e não o contrário.

Comece Já um plano de Marketing Digital

Veja também

Como divulgar sua empresa

Como divulgar sua empresa de maneira eficiente? Existem diversos canais online para estabelecer sua estratégia de…

OUTLOOK 2010 – Configurar Webmail utilizando POP3

Configure seu Webmail no Outlook 2010 Com uma conta POP3, seu e-mail é salvo no Webmail…

Veja como configurar Webmail no Android

Configure sua conta do Webmail no seu Android Passo 1) Acesse o ícone de configuração do…

Mais artigos...

Ir para o blog