Como aparecer na primeira página do Google?
Como aparecer na primeira página do Google é uma pergunta recorrente para quem enxerga as oportunidades de novos negócios através do buscador mais usado em todo o planeta.
Nesse artigo você vai ver:
- A importância de definir um público-alvo
- Regras básicas para ser bem posicionado no Google
- Conteúdo exclusivo e com qualidade faz a diferença
- URLs amigáveis
- Capriche no título e na introdução dos seus conteúdos
- Heading tags
- Imagens também devem ser otimizadas
- Distribua relevância com a linkagem interna
- Redes sociais
- Monitore tudo
Saber como aparecer na primeira página do Google não é algo tão simples de se fazer nem tampouco de alcançar, mas sem dúvida podemos afirmar que é um privilégio pra poucos, pois requer um trabalho duro pra alcançar os resultados desejados. Sendo assim, veremos aqui algumas técnicas importantíssimas que nos ajudarão a entender como aparecer na primeira página do Google.
Existem duas maneiras de aparecer nos resultados de busca do Google, utilizando o SEO (Search Engine Optimization), que é a otimização para os motores de busca e também através de Links Patrocinados (Google AdWords). O que faremos aqui é lhe dar poucas e boas informações de como aparecer na primeira página do Google através do SEO.
Há alguns procedimentos que podem ser tomados para conquistar a melhores posições no Google, e claro, chegar à primeira página para resultados específicos que façam sentido para o seu negócio, para isso o seu site deverá estar de acordo com diversos parâmetros estabelecidos pelo buscador para ser classificado e rankeado nas primeiras posições.
Caso o seu site atenda aos requisitos necessários, ele será classificado como ‘relevante’ e gradativamente aparecerá em melhores posições nos resultados das pesquisas relacionadas ao seu negócio de acordo com palavras-chave.
Primeiro defina seu público-alvo (Persona):
Para iniciar o processo, é imprescindível que comece por um objetivo, ou seja, se você quer aparecer na 1ª página dos resultados no Google, você deve ter muito bem definido o seu público-alvo e sua persona, basicamente você irá definir para quem seu conteúdo irá aparecer nos resultados do Google.
Aparecer para o público errado é como vender areia em pleno deserto. Todas as páginas e artigos de seu site devem ser direcionados para o público certo, por isso, é muito importante estudar quais pessoas podem se interessar pelo negócio e produzir temas condizentes e que façam sentido para a pessoa em questão, a ponto de ela querer revisitar o site.
<h2id=”regras-basicas”>Regras básicas de como aparecer na primeira página do Google
Essas são algumas das principais técnicas de SEO para aplicar na otimização de seu site. Dessa forma seu site estará pronto para ser classificado e aparecer na primeira página do Google, porém como já foi dito, esse não é um objetivo simples de alcançar, é preciso ter foco, prática e paciência.
1- Produção de conteúdo de qualidade:
É necessário produzir textos relevantes para seu público-alvo, pois quando você produz conteúdos ricos e eles passam a ser úteis para sua persona, chamamos isso de marketing de conteúdo.
Esses artigos irão aparecer para aqueles que pesquisarem sobre respectivo assunto através de palavras-chave. Os temas deverão condizer com a pesquisa, para proporcionar uma boa experiência para o usuário, o que é extremamente importante para o Google.
Portanto, quanto maior a relevância entre tema, assunto e desenrolar do texto, maior qualidade do seu conteúdo e mais facilmente será encontrado na primeira página do buscador.
2- URL´s amigáveis:
As URL´s de cada artigo deve ser preparada para atender a pesquisa realizada pelo usuário. Ela deve aparecer de forma amigável, ou seja, a palavra-chave deve aparecer na URL da página, como por ex:
Errado: www.seusite.com.br/key%word?%124
Correto: www.seusite.com.br/palavra-chave-pesquisada
3- Título + introdução do Conteúdo:
Fazer um bom título juntamente com um bom resumo do conteúdo irá ajudar o leitor a entender melhor o que será abordado naquele artigo. Caso seu título e introdução sejam atrativos o suficiente, eles prenderão a atenção do usuário e a chance do seu conteúdo ser lido por completo aumenta significativamente.
Artigos que conseguem reter por mais tempo o usuário naquela página ganham relevância no Google, já que um dos fatores de classificação é o tempo que os usuários gastam com determinado conteúdo.
Sendo assim, o Google julgará que seu conteúdo é relevante para determinadas pesquisas e isso merece a primeira página nos resultados. Lembre-se, fazer SEO é basicamente fazer conteúdos que resolvem a “dor do usuário”.
4- Headings:
No seu projeto de SEO você deverá observar a estrutura técnica do seu artigo, e isso é um fator importante para gerar um conteúdo tecnicamente otimizado. Os headings são as marcações que você fará no seu texto, determinando a estrutura e organização do mesmo.
Você deve usar de forma adequada, atribuindo cada heading de acordo com a importância, por exemplo: Na escala de 1 ao 6, o H1 é o mais relevante, por isso ele sempre será a marcação do Título da página. O H2, sempre será usado nos subtítulos do seu conteúdo.
No seu código, seu título ficará dessa forma: <h1> Descrição do Título </h1>.
5- Otimizar Imagens:
Imagens são fundamentais em uma estratégia de SEO, por isso não podemos ignorá-las. As imagens, acima de tudo, devem fazer sentido para o leitor, aquilo que ele vê na imagem deve fazer relação com o conteúdo que é lido, isso ajuda muito na compreensão e engajamento do leitor.
O Google não consegue “ver” uma imagem, por isso devemos usar os recursos certos para fazer com que o algoritmo do buscador classifique aquela imagem como relevante para o tema em questão.
Arquivo da imagem:
O arquivo da imagem deve levar o nome da palavra-chave que está sendo usada na página, por ex: Se a página fala sobre “academia de musculação” o arquivo da imagem deve ser nomeado como ‘academia-de-musculacao.jpg’ isso ajudará o Google a identificar do que se trata aquela imagem.
Texto alternativo
É muito importante que todas as imagens de sua página ou post tenham um texto alternativo, o qual chamamos de “alt”. É esse texto que o Google usará para identificar a imagem quando ela não for exibida por algum motivo. Ficará dessa forma no seu HTML:
< img src=”academia-de-musculacao.jpg” alt=”Academia de Musculação“>.
6- Linkagem interna:
É importante que os conteúdos no site tenham relação entre eles, isso também ajudará a distribuir autoridade entre as páginas do seu site, por isso devemos inserir links internos (faça os links usando palavras-chave dentro do seu site que façam sentido ao seu texto) unindo através de temas específicos um texto a outro, assim o usuário poderá permanecer mais tempo navegando no site.
Isso também ajudará a distribuir autoridade entre as páginas do seu site. Essa prática é muito importante, faça uma atualização nos seus links de tempos em tempos.
7- Redes Sociais:
Estar presente nas redes sociais também é muito importante para seu projeto de SEO. Uma regra que deve ser seguida para as redes sociais é ser consistente, não adianta criar uma conta em cada rede social, fazer alguns posts e logo em seguida abandonar – não perca seu tempo fazendo isso.
Crie suas páginas nas redes sociais que façam sentido para seu público-alvo, pois cada uma delas tem um perfil e atinge públicos diferentes e específicos.
- Não esqueça de deixar suas páginas com todas as informações do seu negócio.
- Faça posts com conteúdos relevantes para seu público-alvo.
- Use os recursos que cada rede social oferece.
Um bom exemplo de usar os recursos das redes sociais é: No Facebook você pode criar posts com links, posts em formato de carrossel com várias imagens e posts simples com apenas uma imagem sem links, além das diversas opções de estratégias que a rede social oferece.
8- Monitoramento:
Monitore os resultados de SEO do seu projeto sempre de uma forma prática e objetiva, dessa forma você poderá tomar decisões rápidas e assertivas. Use ferramentas para monitorar a performance do seu SEO, faça isso pensando em sua estratégia.
Monitorar a evolução do SEO do seu site o ajudará a otimizar sua mão de obra, pois sabendo o que deve ser feito e onde deve ocorrer os ajustes necessários, você fará mais coisas em menos tempo, e com isso a otimização do seu site será cada vez mais aperfeiçoada.
Entendendo bem a questão do tipo de conteúdo que seu público quer consumir, ou que tipo de conteúdo é relevante para ele, seu monitoramento fará todo sentido e você poderá aprimorar cada vez mais os temas, dando maior qualidade e consequentemente ganhando mais relevância no Google, já que o mesmo prioriza a experiência do usuário.
Todas essas orientações servem para que o Google dê mais relevância para o site, isso ajuda e faz com que a qualidade seja percebida pelos usuários além de fazer com que a página apareça nas primeiras colocações do buscador.